sábado, 31 de julho de 2010

Chanel - o filme

Quem viu o filme "Coco antes de Chanel", no cinema ou em DVD, e esperava se deslumbrar com os grandes projetos da estilista francesa (1883-1971) se decepcionou. Protagonizado pela atriz Audrey Tautoo e dirigido por Anne Fontaine, o filme gira apenas em torno das músicas cantadas por Chanel nos cabarés de sua juventude e nos seus namoricos - e não foram poucos - assim como os de sua irmã. As duas foram deixadas em um orfanato pelo pai quando a mãe delas morreu.
O filme, que mostra apenas os moderníssimos chapéus criados por ela, não chega ao auge do seu império da moda, sequer cita o célebre perfume Chanel n.5 ( de 1921) e termina antes do episódio tido como desabonador em sua carreira - a sua colaboração com os nazistas durante a ocupação desses na França, na 2a. Guerra Mundial.
Milhares de cartazes do filme mostrando Audrey Tautoo fumando, foram retirados dos ônibus e metrôs na França. Nem Chanel escapa da radical campanha antifumo...

Um comentário:

  1. Assisti "Coco avant Chanel" no cinema no final de 2009 no Unibanco Arteplex da Rua Augusta, em São Paulo. O filme nos mostra uma mulher à frente do seu tempo, que considera opressoras as convenções de sua época.

    ResponderExcluir