segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Julio Cortázar

No Natal de 2006, Aurora Bernárdez, viúva do escritor Julio Cortázar (1914-1984) entregou centenas de pequenos textos inéditos do autor argentino ao crítico espanhol Carles Álvarez Garriga, que os reuniu no livro "Papeles inesperados", lançado agora pela Ed. Civilização Brasileira, com tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht.
Como tudo de Cortázar - que morava em Paris - os relatos abrigados em "Papéis inesperados", de 485 páginas , são apaixonantes e originalíssimos.
Aqui estão contos, poemas e um capítulo suprimido do romance "O jogo da amarelinha". Segundo Carles Garriga, Cortázar era um escritor de poucos e fiéis leitores até a publicação desse romance, que se tornou um best-seller mundial e o levou à celebridade instantânea.
A Civilização Brasileira está enviando também às livrarias um outro livro de Cortázar, "As armas secretas", editado originalmente em 1959 na Argentina e que somente agora sai no Brasil.
Com tradução e posfácio de Eric Nepomuceno, "As armas secretas" traz, em 191 páginas, cinco histórias dentro do clima realista-fantástico, que caracterizou o estilo de Cortázar e fez dele uma referência obrigatória na literatura contemporânea.
O mistério está presente em todos os contos da antologia. Entre eles figura o exótico "As babas do diabo", que inspirou o filme "Blow up", de Antonioni. O relato insólito do fotógrafo profissional clicando pessoas e paisagens em Paris transformou-se em um filme clássico como ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário