terça-feira, 19 de julho de 2011

Salinger - modo de usar

Está chegando às livrarias mais um livro sobre o recluso escritor americano  J.D. Salinger (1919 - 2010). A biografia  "Salinger - Uma Vida", de Kenneth  Slawenski , sai pela Ed. Leya, com tradução de Luis Reyes Gil.
No fundo, o livro não traz grandes revelações sobre o autor de "A apanhador no campo de centeio" e rebate na tecla  de que os volumes que sua amante Joyce Maynard e sua filha Magareth escreveram sobre ele  -  revelando detalhes de sua intimidade  -  fizeram com que ele se retraísse ainda mais em sua casa de New Hampshire, EUA.
O  autor sugere, também, que o isolamento de Salinger se deu  por outro motivo - sua namorada ( na verdade, uma avassaladora paixão) Oona O'Neill, deixou-o para se casar com  Charles Chaplin.
O que se destaca neste livro sobre o autor é a análise profunda que o biógrafo faz de seus textos literários, principalmente de seu livro-ícone "Nove Estórias", onde se encontram duas obras-primas do conto mundial, "Um dia ideal para os peixes-banana" e "A fase azul de Daumier-Smith".

Um comentário:

  1. Olá,Salinger fez parte da história da minha vida e da vida e todos os que viveram os conturbados anos 60,Marcou uma geração. Abraços

    ResponderExcluir