segunda-feira, 19 de julho de 2010

Jazz Band na Sala da Gente

Primeiro romance do paulista Alexandre Staut, "Jazz Band na Sala da Gente" (Toada Edições) tem sua ação transcorrida em uma cidadezinha do interior paulista na época da Segunda Guerra Mundial. O curioso da trama (e que lhe dá ares de Realismo-Fantástico)é que essa cidade de ficção na verdade é a mesma onde nasceu o autor, Espírito Santo do Pinhal.
Outro elemento que mistura ficção e realidade no romance é o personagem Eduardinho Staut, músico e avô paterno do autor. O Pinhal Jazz, por seu turno, é uma banda que se integra ao romance, dando o toque musical à história cujos personagens centrais vêm de uma família formada por um flautista alemão-judeu e uma italiana.
Geraldo Simões, um historiador especialista em diáspora, assina a 'orelha' do livro, aborda a questão das transformações políticas e sociais do país na época retratada e considera o livro ao mesmo tempo tragicômico e comovente.
Alexandre Staut, de 1973, é também um adepto da gastronomia e trabalhou em cozinhas de vários restaurantes ingleses e franceses. Hoje, o seu tempero fica somente na literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário