sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Labirinto", um romance censurado pelo regime militar, volta às livrarias

O romance Labirinto, de André de Figueiredo, ganhou o 1o  Prêmio Nacional Walmap em 1971 e causou furor entre os leitores quando foi publicado naquele ano. Tanto furor, que acabou recolhido pela censura do regime militar como obra pornográfica, somente voltando ao mercado em 1979.
O que incomodou a ditadura  ( que sempre ditou normas sobre moral e comportamento ) : o homossexualismo cru de alguns personagens e montes de palavrões dignos de Jorge Amado.
O romance sai agora em 3a. edição pela editora carioca Bom Texto, trazendo prefácio de Alexandre Brandão ( "... André de Figueiredo faz de Labirinto um senhor livro, atual hoje e atual amanhã").
Na contracapa desta nova edição estão trechos de resenhas sobre o livro publicadas em jornais da época e assinadas por Maria Alice Barroso, Ivan Junqueira, Antonio Olinto, Otto Lara Rezende e este colunista.

3 comentários:

  1. Olá Duílio, cheguei aqui via Alexandre Brandão.
    Aos poucos vou conhecendo seu blog...abraços

    ResponderExcluir
  2. E viva o Alexandre Brandão, seu grande divulgador. Mas, quanto ao Livro Labirinto, é claro que entrará na minha pilha de livros para ler: aliás, pilha essa que, quanto mais eu leio, mais a pilha cresce.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Duílio.
    Na época, não li o livro. Graças a você o farei agora.
    Abração,
    Braz Chediak

    P.S.: Estou lançando, pela MIRABOLANTE EDITORA, o romance policial CORTINA DE SANGUE, com personagens do meio teatral,cinematográfico e da TV. Deverá sair até o final de março.

    ResponderExcluir