segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A fazenda de Rachel de Queiroz

Um dos grandes lançamentos deste fim de ano é "O Não Me Deixes " - suas histórias e sua cozinha", de Rachel de Queiroz, pela José Olympio.
Fazenda de Rachel - primeira escritora a entrar para a Academia Brasileira de Letras - "Não me Deixes" era/é um primorde simplicidade, com suas redes penduradas em salas e quartos imaculadamente brancos, sem nenhum quadro ou enfeite.
O neto de Rachel, Flávio de Queiroz Salek, assina a Apresentação do livro e conta um pouco de suas aventuras de menino urbano em férias na fazenda, particpidando de pescarias com o avô e da experiência  unica de beber garapa  (caldo de cana) ou um copo de leite tirado na hora, no pasto.
Rachel escreve sobre o dia-a-dia na fazenda cearense, com seus fogões a lenha,  roçados, comidas e doces. A propósito, a escritora recheia o livro, de 118 páginas, com receitas variadas, da galinha de cabidela à paçoca, da pamonha à canjica, passando pela frigideira de siri , queijo de coalho e  Baião de Dois ( o mega-simples arroz com feijão). Segundo ela, a comida nordestina tem raízes em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário